Trump vetou projeto israelense para eliminar o aiatolá Ali Khamenei, o líder máximo do Irã
Benjamin Netanyahu não comentou diretamente, mas garantiu que Israel realizará “o que for necessário”.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vetou um plano do governo de Israel para assassinar o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. A informação foi confirmada neste domingo (15) por um alto funcionário americano à agência AFP. A revelação ocorre em meio à mais intensa escalada militar entre os dois países em décadas. “Descobrimos que os israelenses tinham planos para atingir o líder supremo do Irã. O presidente Trump foi contra isso e dissemos aos israelenses para não o façam”, afirmou o funcionário, sob condição de anonimato.
Questionado pela Fox News sobre o suposto veto de Trump, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu evitou comentar diretamente. “Não vou entrar nesse assunto”, disse. “Mas posso dizer que faremos o que for necessário.”
A troca de mísseis entre Irã e Israel já dura quatro dias consecutivos e representa o momento mais crítico da história do conflito entre os dois países. O confronto começou na sexta-feira (13), quando Israel lançou uma ofensiva em larga escala contra alvos militares e nucleares no Irã, resultando em dezenas de mortos, incluindo altos comandantes e cientistas do programa atômico iraniano. Em retaliação, o Irã disparou centenas de mísseis e drones contra o território israelense. Explosões foram registradas em Jerusalém e sirenes de alerta foram ativadas em diversas regiões. Sistemas de defesa aérea também foram ativados em Teerã, conforme informações da imprensa local.
Leia também:
Trump Interrompe Jornalista com Insulto em Coletiva sobre Epstein
Parlamento Francês Debate Proibição de Redes Sociais para Adolescentes em 2026
Chanceler Merz critica Belém em discurso no Congresso Alemão do Comércio
Em meio à escalada, Trump declarou à imprensa que os Estados Unidos não estão diretamente envolvidos no conflito, mas indicou que a situação pode mudar. “Neste momento, não estamos envolvidos. Mas é possível que nos envolvamos”, afirmou. Ele também ameaçou responder com “toda a força e poder” caso o Irã ataque interesses americanos.
Apesar da tensão, o presidente norte-americano fez um apelo por uma solução diplomática. “Acho que é hora de chegar a um acordo”, afirmou neste domingo. “Embora às vezes precisem lutar, vamos ver o que acontece”. Trump também se disse aberto à ideia de que o presidente russo, Vladimir Putin, atue como mediador para encerrar o conflito.
O conflito discreto entre Irã e Israel persiste há décadas, através de ações indiretas, sabotagens e da atuação de aliados na região. O presente embate, contudo, representa o primeiro com ataques diretos e coordenados entre os dois países, aumentando o risco de uma guerra regional no Oriente Médio.
Alto funcionário do Irã afirma que Israel “se tornará inabitável” Ataques de Israel causam mais de 220 mortes no Irã, incluindo o comandante-chefe da Guarda Revolucionária
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)