Vendas em bares e restaurantes despencam 4,9% em setembro, revela Abrasel

Intoxicações por metanol, inflação e endividamento das famílias são destacados como os principais fatores que provocam a queda no consumo fora de casa.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Queda nas Vendas de Bares e Restaurantes em Setembro

As vendas em bares e restaurantes apresentaram uma redução de 4,9% em setembro, conforme um estudo encomendado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Essa queda é atribuída a diversos fatores, como a inflação, o elevado endividamento das famílias e, principalmente, o receio gerado pelos recentes casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Abrasel, a repercussão dos casos de contaminação, que aumentaram em setembro, afetou diretamente a confiança do consumidor. O presidente da associação, Paulo Solmucci, ressaltou que a combinação da alta inflação com as notícias sobre bebidas adulteradas teve um papel significativo na retração. “A população está consumindo menos, seja em refeições ou em bebidas alcoólicas fora de casa”, afirmou.

A análise anual também revela um cenário complicado, com uma queda acumulada de 3,9% nas vendas. Guilherme Freitas, economista e pesquisador da Stone, que realizou o levantamento, explicou que, apesar da redução da taxa de desemprego, o alto nível de endividamento das famílias limita o poder de compra e o consumo em estabelecimentos.

LEIA TAMBÉM!

Balanço das Intoxicações por Metanol

O Ministério da Saúde atualizou os dados sobre os casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. Até o momento, foram registradas 133 notificações em todo o país. Desse total:

Sair da versão mobile