Nova opção simplifica o pagamento de contas de água, luz, telefone e mensalidades.
A partir desta segunda-feira (16), o Pix Automático está disponível. A funcionalidade permite o registro de pagamentos recorrentes de serviços e produtos, de forma direta no aplicativo do banco ou pelo internet banking.
O Banco Central (BC) apresentou os detalhes da evolução do meio de pagamento no início deste mês.
O Pix é o método de pagamento e transferência mais utilizado pelos brasileiros, conforme dados do Banco Central. Em abril do corrente ano, foram realizados 6,278 bilhões de Pix. Por outro lado, no mesmo mês, os brasileiros efetuaram 341 milhões de boletos.
De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, a pedido da Adyen, 90% dos brasileiros que já utilizam a ferramenta de pagamento instantâneo do Banco Central pretendem usá-la para transferências recorrentes.
Os clientes podem ativar o Pix Automático através de notificação no aplicativo do banco ou instituição financeira. O cliente verifica os dados, incluindo valores, identificação do recebedor, periodicidade e data do débito, e, em seguida, confirma a autorização.
Será possível habilitar o Pix Automático também para as empresas. O cliente escolhe pagar com o Pix Automático, seleciona o banco, confere os dados do pagamento e é automaticamente direcionado para o aplicativo da sua conta para confirmar a autorização.
A autorização do Pix Automático também pode ser concedida por meio da leitura de um código QR ou de um Pix Copia e Cola.
Trata-se das empresas que emitem fatura para pagamento ou das que demandam pagamento imediato para a liberação de um serviço, podendo oferecer o Pix Automático aos seus clientes no mesmo QR Code.
O Pix Automático pode ser utilizado para quitar débitos de água, luz, telefone, assinaturas de serviços como internet, mensalidades de escolas, academias e serviços financeiros, incluindo seguros, entre outros.
Empresas podem associar pagamentos de produtos ou serviços com periodicidade semanal, mensal, trimestral, semestral ou anual.
O Pix Automático possibilita a realização de pagamentos continuamente, 24 horas por dia, 7 dias da semana, ao contrário do débito automático, que restringe os pagamentos aos dias úteis e com horários específicos definidos por cada instituição financeira.
Uma outra distinção reside no fato de que o débito automático é um acordo entre empresas, bancos e prestadores de serviço, ao passo que o Pix representa um sistema mais direto.
O pagamento via Pix Automático não terá custos para os clientes que utilizam o serviço ou produto. Contudo, incidirão taxas para os bancos e as empresas que oferecem esse meio de pagamento, devido à prestação dos serviços entre eles.
O cancelamento pode ser realizado a qualquer momento pelo titular. A rescisão de uma autorização implica a interrupção da recorrência e vice-versa. A cancelamento é imediato, porém, se houver compromissos pré-agendados com vencimento no mesmo dia, estes serão mantidos.
Após o cancelamento da recorrência, o usuário beneficiário não pode mais fornecer instruções de pagamento para novos débitos.
Mais de 50% afirmam que questões financeiras são a principal fonte de conflito em casais.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!