A indústria pesqueira busca a retomada do mercado na UE frente às tarifas aplicadas pelos EUA
A comercialização de produtos pesqueiros brasileiros para a União Europeia foi interrompida em 2018, em razão de questionamentos sobre o cumprimento das…

O setor pesqueiro brasileiro espera uma resposta das autoridades da União Europeia para retomar a exportação de pescado para os países do bloco. A negociação tornou-se mais urgente após os Estados Unidos incluírem o produto na lista de itens sobretaxados, o que na prática inviabilizou o comércio com o mercado norte-americano. A taxa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump funciona como um embargo econômico, forçando o Brasil a buscar alternativas.
A União Europeia é um mercado fechado para o pescado brasileiro desde 2018, devido a alegações de não conformidade com as condições sanitárias exigidas. No entanto, há suspeitas de que a medida também sirva como uma forma de protecionismo para a indústria local.
Com informações de Soraya Lauand e Roberto Nonato.
Leia também:

Banco Master: Crise expõe riscos para empresas e fundos de pensão

Lula promete mais cortes na taxa de juros para combater cenário econômico

Produção industrial sobe 0,8% em agosto, aponta IBGE
Reportagem elaborada com o uso de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)