A Rússia lançou ataques com mísseis e drones contra duas cidades ucranianas na madrugada desta terça-feira (10.jun.2025). As autoridades de Kiev relataram que houve, no mínimo, 2 mortes e 13 feridos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, publicou em seu perfil no X que o ataque russo foi “um dos maiores” desde o início da guerra. As forças russas lançaram 315 drones e 7 mísseis contra o território ucraniano durante a madrugada.
Os ataques de Shahed e mísseis da Rússia são mais intensos do que os esforços dos EUA e de outros países do mundo para obrigar a Rússia a um acordo de paz. Todas as noites, em vez de um cessar-fogo, há ataques massivos com Shahed, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos.
LEIA TAMBÉM!
O presidente ucraniano afirmou que as regiões de Odessa, Dnipro e Chernihiv também foram alvo de ataques russos. Ele solicitou medidas por parte da Europa e dos Estados Unidos, “que têm o poder de forçar a Rússia” e concordar com um acordo de paz.
Em Одеssa, cidade portuária no sul do país, uma maternidade e edifícios residenciais no centro foram danificados, conforme informou o chefe regional Oleh Kiper. Um comunicado do Ministério Público regional reportou ainda que 2 pessoas morreram e 9 ficaram feridas na cidade.
De acordo com o prefeito Vitali Klitschko, quatro pessoas ficaram feridas na capital Kiev.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério da Defesa russo informou que pelo menos 102 drones ucranianos foram destruídos. “Na noite de ontem, as tentativas do regime de Kiev de realizar ataques terroristas usando 102 drones do tipo aeronave dirigidos contra alvos localizados no território da Federação Russa foram frustradas”, diz a mensagem.
Em razão de possíveis represálias, a Rússia anunciou o fechamento temporário dos aeroportos que servem Moscou, São Petersburgo e outras 9 cidades.
Os voos em Moscou e em outras cidades foram retomados na manhã de terça-feira, 10 de junho.
Ataques sequenciais.
A ofensiva se verificou algumas horas após Moscou ter lançado cerca de 500 drones contra o território ucraniano na noite de domingo (8.jun).
Adicionalmente, as autoridades de Kiev relataram que 19 mísseis lançados pela Rússia foram abatidos pelas defesas aéreas ucranianas. Segundo a aeronáutica de Kiev, ocorreram danos materiais devido à queda de destroços. Um indivíduo ficou ferido na área de Rivne, no noroeste do país.
Resposta russa é ofensiva ucraniana.
Essa série de ataques pode ser uma retaliação russa em resposta à ofensiva ucraniana de domingo (1.jun), quando Kiev lançou drones contra instalações aéreas russas, causando um dano estimado em US$ 7 bilhões.
O ataque ocorreu contra quatro bases aéreas russas e o planejamento da operação, denominada Teia de Aranha, foi iniciado há mais de um ano.
A Ucrânia transportou drones munidos de explosivos para o território russo por meio de caminhões. Os dispositivos foram disfarçados no forro de contêineres russos e camuflados com painéis de madeira para evitar detecção.
Com os drones já instalados, os contêineres foram transportados por caminhões até áreas próximas ao perímetro das bases aéreas russas. Ali, permaneceram camuflados até o momento do ataque.
No momento do ataque, um sistema externo ativou a abertura do teto dos contêineres, liberando os drones. Imediatamente após sua saída, eles se dirigiram aos alvos. O planejamento do ataque foi supervisionado pelo próprio presidente Volodymyr Zelensky.
Fonte por: Poder 360