Assembleia Legislativa de Israel vota em favor de resolução que solicita a anexação da Cisjordânia
A comunidade internacional rejeita a proposta e a considera uma infração dos acordos internacionais estabelecidos nas últimas décadas.
O parlamento de Israel aprovou uma resolução que define a Cisjordânia como parte do território israelense. A proposta recebeu 71 votos favoráveis entre as 120 cadeiras do Knesset. A decisão não implica em uma anexação imediata, mas fortalece o apoio ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. As áreas em questão, conhecidas como Judéia, Samária e Vale do Jordão, têm sido administradas parcialmente por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, e são considerados territórios palestinos por diversas resoluções e acordos internacionais.
A comunidade internacional, incluindo diversos países, condena a manobra política de Netanyahu, considerando-a uma violação dos acordos internacionais estabelecidos nas últimas décadas. A ação agrava a desconfiança dos palestinos em relação aos objetivos israelenses na região e pode exacerbar a oposição ao Estado de Israel, sobretudo diante da deterioração da situação na Faixa de Gaza.
A aprovação da medida para o governo de Netanyahu reforça o projeto sionista de que toda a região pertence a Israel, o que pode intensificar o isolamento diplomático do país e provocar novas consequências negativas no cenário internacional.
Leia também:
Megaoperação na Zona Norte do , com 121 mortes, pode ter perdido imagens cruciais
Poder Judiciário Sanciona Nova Lei para Combater Crime Organizado
Shutdown nos EUA causa atrasos em 13 mil voos
Com informações de Luca Bassani.
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)