Segurança e Privacidade

Cinco grandes golpes na internet durante o Natal


Cinco grandes golpes na internet durante o Natal
(Foto Reprodução da Internet)

À medida que o Natal se aproxima, mais pessoas fazem compras online para se prepararem para as festas. No entanto, é importante ficar atento à segurança, pois também há um aumento de golpes, fraudes e anúncios falsos nesse período. Só em 2023, 80 mil pessoas já foram vítimas de golpes online no Brasil, principalmente na região Sudeste. Vale ressaltar que a maioria das vítimas não são apenas pessoas mais velhas, mas também homens jovens, sendo que 73% deles têm até 31 anos.

Contudo, fazer compras online é, sem dúvida, mais fácil e confortável, fazendo com que todo cuidado seja pouco quando o objetivo é que se sinta 100% seguro na sua vida digital. Uma boa prática de proteção é manter-se informado, então, confira a seguir alguns dos principais golpes online que mais acontecem no Natal!

Continua depois da publicidade

Sites falsos de compras

Há sites falsos de compras on-line atualmente fazendo fraudes e enganando muitos consumidores. Portanto, devemos ficar atentos ao fazer compras na internet. Confira a seguir algumas dicas importantes para se proteger:

Durante o Natal, muitas pessoas caem em um tipo de golpe online muito comum. Esse golpe consiste em criar sites falsos de compras, que se passam por lojas online verdadeiras. O objetivo desses sites é enganar e roubar as informações de pagamento dos clientes. Para evitar cair nesse golpe, é importante prestar atenção em algumas indicações, como textos com erros de escrita, preços muito baixos em relação aos concorrentes e URL do site com caracteres incorretos.

Continua depois da publicidade

Pacotes de viagem falsos

Existem pacotes de viagem falsos circulando em diversas plataformas conectadas pela internet. Esses pacotes ilegítimos são vendidos por organizadores inescrupulosos que se aproveitam da vulnerabilidade dos consumidores em busca de ofertas.

Uma fraude comum é quando empresas falsas oferecem pacotes de viagem para o Natal ou o Réveillon. Nesses casos, o consumidor paga, mas a reserva nunca é realizada e o dinheiro é roubado. O cliente fica sem férias e sem o dinheiro. Portanto, é importante verificar se a empresa e o site que estão vendendo os pacotes são legítimos para evitar cair nessa cilada.

Golpes envolvendo o Pix

É comum acontecerem golpes online envolvendo o Pix durante o Natal, e eles podem se manifestar de diversas maneiras. Por exemplo, ocorrem golpes na venda de produtos em marketplaces, como o Facebook, e também por meio de solicitações de doações para instituições de caridade falsas. Ao fazer uma compra com o Pix, sempre certifique-se de usar o código enviado pela plataforma de pagamento oficial e evite pagar diretamente ao vendedor. Quando se trata de doações, verifique o nome da instituição e as formas legítimas de receber doações para saber se o pedido é confiável ou se trata de um golpe.

Golpes de entrega

Outro golpe online comum durante o Natal, é o envio de mensagens falsas de entrega, solicitando informações pessoais ou pagamento adicional para liberar o pacote. O objetivo é roubar informações pessoais ou dinheiro das vítimas. O pagamento da entrega deve ser feito durante o ato da compra e, se houver algum problema, a loja entrará em contato pelos meios oficiais, não por mensagens de Whatsapp ou SMS.

Ofertas falsas

As promoções falsas em redes sociais ou sites de compras são uma forma comum de fraude. Essas promoções são feitas para enganar as pessoas e roubar suas informações pessoais. É importante não clicar em anúncios com preços muito baixos ou comprar de lojas desconhecidas para evitar cair nesse tipo de golpe.

Proteja-se de fraudes online sendo cuidadoso com a segurança digital.

Fazer compras online é uma forma cômoda de preparar as festas, porém, existem riscos. Estar atento e informar-se são formas de se precaver, mas investir em um sistema robusto de cibe segurança é fundamental para obter maior proteção e garantir um final de ano tranquilo e feliz. Estes sistemas oferecem recursos essenciais para impedir que suas informações pessoais e financeiras caiam na mão de criminosos.

Recursos como a proteção de pagamentos, por exemplo, oferecem camadas adicionais de segurança ao realizar transações online, garantindo que seus dados sejam criptografados e protegidos contra fraudes. Já o antiphishing é outra função responsável por identificar e bloquear tentativas de golpes que visam obter informações confidenciais dos usuários. E a navegação segura protege contra sites maliciosos e downloads de arquivos infectados, evitando que você seja vítima de ataques virtuais.

Ao investir em um sistema de segurança online eficiente, você se protege contra golpes e fica tranquilo ao usar a internet.


🔥 Recomendado para voçê 🔥