A brasileira Leila Martinez, que trabalha como guia de turismo no Catar desde 2012, relatou à CNN os momentos de tensão que viveu com o ataque do Irã a uma base aérea dos Estados Unidos no país, nesta segunda-feira (23).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leila, residente da região próxima ao local do ataque, relata ter sentido a casa e os vidros do imóvel vibrar.
Estava em uma reunião de trabalho com minha equipe, discutindo o cancelamento dos grupos de turismo previstos para esta e para a próxima semana, quando começou o “tiroteio”. Desligamos o telefone e cada um seguiu para um lado. Não sabemos, na hora, para onde ir, recorda à CNN 360º.
LEIA TAMBÉM!
O Brasil explica que não há abrigos subterrâneos conhecidos como “bunkers” no Catar. As estruturas existentes são para norte-americanos e nacionais do país.
Os demais, aproximadamente 80% da população, os estrangeiros, encontram-se desprotegidos.
Para Leila, que considera o Catar um país extremamente seguro, o ataque iraniano foi uma surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não é só seguro em relação a crimes normais, mas eu sempre digo que a gente é um país protegido por ter uma base aérea americana aqui, que nenhum país é bobo de atacar uma base aérea americana. Nós realmente não achávamos, sob nenhuma hipótese, que o Catar estaria na mira do Irã.
Horas antes do ataque, o Catar anunciou a suspensão temporária do tráfego aéreo devido ao receio de um conflito.
A situação causou o cancelamento de um voo que Leila havia programado anteriormente, com destino ao Brasil, devido à tensão existente.
A esposa do brasileiro é piloto na Qatar Airways. Ele partiu para o Brasil no domingo (22). Leila o seguiria, porém não conseguiu embarcar devido à superlotação do voo.
A viagem já estava confirmada, independentemente do que estava ocorrendo. É uma época de férias, todos saem do Catar devido ao calor, férias escolares, enfim, estava na programação, mas ele foi e eu fiquei para ir no próximo voo.
Após o encerramento do dia, o Catar anunciou a retomada do espaço aéreo.
Leila conseguiu reagendar o voo e deverá viajar para o Brasil na madrugada de terça-feira (24), no horário do Catar.
O Irã confirmou, na segunda-feira, um ataque a bases militares americanas no Iraque e Catar.
O governo dos EUA já antecipava que Teerã responderia após os ataques dos americanos às instalações nucleares iranianas, no fim de semana.
Após horas da retaliação, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que um cessar-fogo “completo e total” entre Israel e o Irã entraria em vigor com o objetivo de encerrar o conflito entre as duas nações.
Fonte por: CNN Brasil