Executivo forma comissão para administrar plano de inteligência artificial
Comitê de trabalho terá duração de 4 anos e será responsável por administrar investimento de R$ 23 bilhões.

O governo federal estabeleceu uma equipe de trabalho para supervisionar e coordenar a implementação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, com investimentos de R$ 23 bilhões até 2028. A formação do grupo foi formalizada nesta segunda-feira (12.mai.2025) por meio de resolução do Comitê Interministerial para a Transformação Digital (CITDigital), publicada no Diário Oficial da União.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O plano foi lançado em 2024, na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus objetivos, destacam-se a criação de um supercomputador de alto desempenho e o desenvolvimento de algoritmos avançados para a utilização de inteligência artificial no país.
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM:
● Lula afirma que Israel age em busca de vingança em Gaza para deslocar palestinos
● Executivo concluiu apenas quatro dos quinze licitações de rodovias previstas
● Membros do governo manifestam preocupação ao Ministério das Relações Exteriores em relação à ausência de estrutura de acolhimento para a COP30
O grupo será coordenado por um representante do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Este poderá convidar representantes de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, pesquisadores e representantes da sociedade civil com notório saber, para participar das reuniões, sem direito a voto.
Adicionalmente, o grupo de trabalho contará com 14 membros, incluindo um integrante do ministério da Casa Civil da Presidência da República. Segue a relação:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compete ao grupo:
Fonte: Poder 360