Filarmônica oferece oportunidades em projeto coral para adultos e jovens

A Orquestra Filarmônica de Rio Claro lançou inscrições para o projeto Move Canto, uma nova iniciativa de formação de coral em parceria com a maestrina Milene Corso. Serão oferecidas 40 vagas gratuitas para adultos e jovens com idade entre 7 e 13 anos.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Com uma metodologia inédita, um novo projeto está em andamento na Rua 4, 583, no Centro.

A Orquestra Filarmônica de Rio Claro lançou o projeto coral Move Canto, em colaboração com a maestrina Milene Corso. Há 40 vagas gratuitas para adultos e jovens de 7 a 13 anos. As aulas acontecerão na Casa de Cultura, na Rua 4, 583, no Centro, nas terças-feiras das 19h30 às 20h45 para o Coral Adultos e nas sextas-feiras das 15h30 às 16h45 para o Coral Infantojuvenil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Orquestra celebra 30 anos de atividades em 2025, com projetos bem-sucedidos, como o grupo Mulheres que Cantam e Encantam, impulsionando o lançamento de grandes artistas. O novo projeto, desenvolvido em parceria com a maestrina de coral Milene Corso, que residiu nos Estados Unidos por 20 anos, utiliza uma metodologia de ensino musical Dalcroze, que por meio dos movimentos corporais permite o aprendizado de conceitos musicais. “Aqui no Brasil isso ainda é inovador e em Rio Claro será algo inédito”, afirma Milene.

A Rítmica Dalcroze, desenvolvida no século XX pelo educador suíço Émile Jaques-Dalcroze, considera o ritmo como algo inato e presente em todo ser humano. Coisas cotidianas, como andar e respirar, possuem movimento e ritmo, e o aluno explorará a música através desses movimentos. “Quando cantamos, nosso corpo é nosso próprio instrumento. Aprender música através da sensibilização do corpo com movimentos é uma forma orgânica, natural e efetiva de entender a teoria musical”, explica Milene.

LEIA TAMBÉM!

Desejamos que o Coral Filarmônica Move Canto e Move Canto Kids sejam uma proposta de serviço à comunidade rioclarense, para vivência e experiência do canto coletivo, promovendo a socialização entre as pessoas e preparando para futuras apresentações.

Fonte: Jornal Cidade

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile