Implementação experimental da Secundária-SP utilizará assistente na plataforma TarefaSP para revisar 5% dos exercícios de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio.
Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino receberão apoio de uma assistente de correção virtual por inteligência artificial nas atividades da plataforma TarefaSP, voltada para as tarefas de casa.
A iniciativa experimental da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) busca aumentar o acesso dos alunos à resolução de questões dissertativas e dar suporte aos professores na avaliação desse formato de exercício.
A correção de questões discursivas será aplicada a 5% dos exercícios disponíveis na TarefaSP, focados em componentes curriculares específicos como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Química, Física, Geografia e História. Na aplicação, os estudantes têm acesso a questões que exigem respostas, sejam elas objetivas ou dissertativas. As respostas dos estudantes na TarefaSP não valem nota.
O projeto piloto visa, ainda, otimizar o trabalho do professor. Com o assistente de correção por IA, foi possível ampliar o número de questões dissertativas na TarefaSP, sem sobrecarregar os professores com as correções. A inteligência artificial, ao corrigir as tarefas, melhora o engajamento dos estudantes, aumenta o esforço deles e prioriza o tempo dos professores na parte mais importante, que é para ensinar e não somente corrigir as tarefas, informa o secretário da Educação, Renato Feder.
A TarefaSP é uma ferramenta da Seduc-SP para a realização de atividades de casa, utilizada por aproximadamente 2,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A aplicação foi implementada pela secretaria em 2023.
As questões oferecidas na plataforma TarefaSP correspondem ao conteúdo ensinado pelo professor durante as aulas. Para questões dissertativas, após o aluno concluir uma tarefa, a resposta é encaminhada para um sistema de correção automatizado que a compara com a solução ideal, produzida por especialistas da Seduc-SP. O sistema então indica se a resposta foi correta, parcialmente correta ou incorreta, juntamente com uma breve justificativa.
O aluno pode analisar o feedback recebido do tutor de correção. Todos os professores têm acesso aos exercícios e podem adicionar comentários, da mesma forma que ocorre com as respostas às questões objetivas.
Contos de fadas: a relevância de sua inclusão no currículo escolar.
Fonte: CNN Brasil
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