Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Líderes mundiais respondem a ataque dos EUA contra o Irã

Líderes mundiais respondem a ataque dos EUA contra o Irã

Os Estados Unidos lançaram ataques contra três instalações nucleares do Irã, marcando a entrada formal do país em conflito na região do Oriente Médio.

Por: Redação ZéNewsAi

22/06/2025 11:31

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ataque dos Estados Unidos contra o Irã, no sábado (21), provocou uma série de manifestações de líderes mundiais. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi um dos primeiros a se posicionarem, parabenizando e elogiando Donald Trump pela ação. Em vídeo publicado na rede social X, Netanyahu destacou que os EUA realizaram o que “nenhum outro país no mundo pode fazer” ao atacar os centros nucleares do Irã com “poder impressionante e justo”, e disse que o ataque vai mudar a história do Oriente Médio. O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, disse estar “profundamente alarmado” com os ataques realizados pelos Estados Unidos contra instalações nucleares no Irã. Para ele, a ofensiva representa uma “escalada perigosa” em uma região já marcada por instabilidade e constitui uma “ameaça direta à paz e à segurança internacionais”.

Do Irã, o ministro iraniano das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, afirmou que os Estados Unidos e Israel traíram a democracia, e que Trump cruzou a linha vermelha com o ataque às instalações nucleares. “Os acontecimentos desta manhã são escandalosos e terão consequências eternas”, escreveu Araqchi, enfatizando que o Irã vai se defender “por todos os meios necessários”. A Guarda Revolucionária, exército ideológico da República Islâmica, ameaçou os Estados Unidos com “represálias que vão lamentar”. A Agência de Energia Atômica iraniana, por sua vez, denunciou o ataque como “um ato bárbaro que viola o direito internacional” e disse que, “apesar das malvadas conspirações de seus inimigos”, o Irã “não deixará que a situação se repita”.

O governo saudita declarou acompanhar com grande preocupação os acontecimentos na República Islâmica do Irã, em razão do ataque às instalações nucleares iranianas perpetrado pelos Estados Unidos. O Omã, que atua como mediador entre os Estados Unidos nos diás sobre o programa nuclear iraniano, condenou “esta agressão ilegal” e solicitou “uma desescalada imediata”. O Iraque manifestou sua forte condenação aos ataques americanos, considerando-os uma “escalada militar” que “ameaça a segurança e a paz no Oriente Médio” e “coloca gravemente em risco a estabilidade regional”.

Leia também:

Trump lança decreto polêmico para acabar com regulamentação da IA nos EUA

Trump lança decreto polêmico para acabar com regulamentação da IA nos EUA

Terremoto de 7,6 Sacode Japão e Desencadeia Alerta de Tsunami em Massa!

Terremoto de 7,6 Sacode Japão e Desencadeia Alerta de Tsunami em Massa!

Juíza concede liberdade a mulher envolvida em caso de imigração e laços com Casa Branca

Juíza concede liberdade a mulher envolvida em caso de imigração e laços com Casa Branca

O Paquistão, única potência nuclear do mundo muçulmano e aliado dos Estados Unidos, censurou os bombardeios americanos. “Reafirmamos que tais ataques infringem todas as normas do direito internacional e que o Irã possui o direito legítimo de se defender em conformidade com a Carta das Nações Unidas”, afirmou a Chancelaria. Os rebeldes houthis do Iêmen, aliados do Irã, classificaram os ataques americanos como “uma declaração de guerra” contra o povo iraniano e declararam que estão preparados para “atacar navios americanos no Mar Vermelho”.

O movimento islamista palestino Hamas denunciou a agressão criminosa, afirmando que ela representa um exemplo flagrante da política de imposição da hegemonia pela força, uma agressão baseada na lei da selva e uma violação de todas as normas e convenções internacionais.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
ataqueEstados UnidosIrãIrãoOriente Médio
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!