LinkedIn divulga guia para jovens profissionais com informações sobre vagas
Plataforma identifica cargos e setores com maiores oportunidades para profissionais iniciantes.

O LinkedIn, principal rede social focada em carreiras, lançou na plataforma o Guia para Recém-Formados 2025 nesta terça-feira (13). O material apresenta os cargos e setores que apresentaram maior crescimento na contratação de profissionais com diploma de graduação e pós-graduação (exceto doutorado) nos últimos três anos.
Os dados evidenciam a importância dos setores tecnologia, educação e saúde, e possibilitam identificar as áreas com maior potencial para profissionais em início de carreira.
Leia também:

São Paulo define calendário escolar 2024-2025: confira as datas

Enem dos Concursos: Mais de 760 mil realizam prova neste domingo

Evasão escolar é problema de Estado, afirma Lula na entrega do Prêmio MEC
O Guia para Recém-Formados 2025 do LinkedIn pode ser uma ferramenta interessante para orientar escolhas acadêmicas, oferecendo um panorama do mercado atual e, ao mesmo tempo, sugerir tendências.
Graduação em alta demanda, segundo o LinkedIn
Vagas em ascensão para cursos de pós-graduação, segundo o LinkedIn
Setores com maiores oportunidades
Recém-formados com bacharelado possuem oportunidades nas áreas de educação; serviços de eletricidade, gás, água e esgoto; artes, cultura, esporte e recreação; atividades de serviços pessoais e administração pública, defesa e seguridade social.
Para profissionais com pós-graduação, os setores mais relevantes são: educação; atividades imobiliárias e de aluguel de equipamentos; comércio atacadista; transporte, armazenagem e correio e petróleo, gás natural e mineração.
Metodologia
O levantamento do LinkedIn analisou dados anônimos e agregados de milhões de perfis de usuários e anúncios de vagas entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2024. Foram considerados apenas perfis de pessoas cuja formação acadêmica mais recente é um diploma de bacharelado ou pós-graduação.
A taxa de crescimento de cada cargo e indústria foi calculada com base no primeiro emprego em tempo integral do usuário após a graduação, comparando a média percentual de contratações para essa métrica entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2024.
Somente foram levados em conta os cargos e indústrias com crescimento positivo e número suficiente de anúncios de vagas nos últimos três anos. Foram excluídos estágios, cargos de voluntariado, funções temporárias e funções de estudantes.
Identifique as profissões com maior tendência de queda, segundo Fórum Mundial
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)