Lula afirma que Putin determinará sua presença ou não no encontro dos BRICS

A reunião será realizada no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho.

07/06/2025 13:39

1 min de leitura

Lula afirma que Putin determinará sua presença ou não no encontro dos BRICS
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Lula afirmou, no sábado (7), que a decisão sobre a participação ou não do líder russo, Vladimir Putin, na cúpula dos Brics no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de julho, caberá ao próprio Putin.

Em uma coletiva que finalizou a visita de Estado a Paris, Lula declarou que Putin é um membro nato dos BRICS. “Ele é um dos criadores dos BRICS. Ele pode participar ou não. Ele está condenado por um tribunal internacional, ele sabe que corre risco, mas a decisão é dele. Ele está convidado porque é membro nato, ele é criador dos BRICS junto com Brasil, Rússia e da China”, afirmou.

Putin é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional por supostos crimes de guerra relacionados à operação russa na Ucrânia. O Brasil, sendo signatário do Tratado de Roma, teria a obrigação de cumprir a decisão do TPI e efetuar a detenção do líder russo sempre que este se encontrasse em território brasileiro.

Leia também:

O líder russo não compareceu ao Brasil em 2024 para a cúpula do G20, que ocorreu no Rio de Janeiro. “Temos uma boa relação, relação amigável com o presidente Lula. Eu iria lá de propósito? Para violar o funcionamento desse fórum? Para prejudicar o fórum?”, questionou na época.

Putin enfatizou que o TPI “não tem relevância” e que a Rússia não reconhece sua jurisdição.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)