Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Moraes autoriza retomada de parte da ação contra Ramagem

Moraes autoriza retomada de parte da ação contra Ramagem

A decisão suspende o desenvolvimento do processo contra os dois crimes imputados ao parlamentar.

Por: Redação ZéNewsAi

16/05/2025 19:01

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão parcial do processo criminal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

A decisão suspende o andamento do processo contra o parlamentar, relacionado a dois crimes: dano qualificado por violência e grave ameaça ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

A medida de suspensão permanece válida até o fim do mandato de Ramagem, em 2026. O deputado está sendo investigado no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Leia também:

Arthur Weintraub ataca Bolsonaro e expõe críticas sobre ‘narcoestado’ e terrorismo

Arthur Weintraub ataca Bolsonaro e expõe críticas sobre ‘narcoestado’ e terrorismo

Lula Mobiliza Militância Contra Tentativa de Golpe em 8 de Janeiro!

Lula Mobiliza Militância Contra Tentativa de Golpe em 8 de Janeiro!

TCU Acusa Banco Central: Inspeção Urgente Revela Investigações em BC!

TCU Acusa Banco Central: Inspeção Urgente Revela Investigações em BC!

Ramagem continua respondendo por mais três crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

A decisão assinada por Moraes nesta sexta-feira formaliza o julgamento concluído pela Primeira Turma na última terça-feira. Por unanimidade, os ministros decidiram suspender a ação penal de crimes que teriam ocorrido após a diplomação de Ramagem como deputado.

Decisão da Câmara

A decisão do Supremo Tribunal divergirá de uma medida tomada pela Câmara dos Deputados no início deste mês. Com base em um trecho da Constituição, a Casa Legislativa aprovou uma resolução que suspende integralmente o curso dos processos criminais imputados a Ramagem.

Contudo, o Supremo Tribunal decidiu suspender apenas dois dos cinco crimes, considerando que a Constituição permite tal medida somente para delitos praticados após a conclusão do mandato parlamentar. Três dos cinco crimes foram cometidos antes da posse de Ramagem como deputado.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), interpôs recurso contra a decisão da Corte, sustentando que o STF infringe os “preceitos fundamentais da separação de Poderes e da imunidade parlamentar formal”. A ação ainda não foi julgada no STF.

Aprovado o Projeto de Lei

A Câmara aprovou, por 315 votos contra 143, na data de 7 de maio, um projeto de resolução que suspende toda a ação penal que investiga uma tentativa de golpe de Estado. O deputado Alexandre Ramagem foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes, e a ação da Câmara suspendeu o andamento do processo sobre todos os delitos.

O requerimento de suspensão do processo penal foi apresentado pelo Partido Liberal, fundamentado no artigo 53º da Constituição. A legislação estabelece que deputados e senadores são invioláveis, sob qualquer circunstância, em relação às suas opiniões, palavras e votos.

Em caso de denúncia contra parlamentar por crime ocorrido após a diplomação, o STF dará ciência ao Congresso e, por iniciativa de partido político, o plenário da Casa Legislativa poderá suspender o andamento da ação.

Ademais de interromper o processo contra Ramagem, a decisão da Câmara também favorecia outros réus no caso, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No STF, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, estabeleceu que a suspensão não se aplica a réus que não possuem mandato parlamentar.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alexandre Ramagemcrime RamagemSTFSupremo Tribunal Federal
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Ucrânia: Paris Discute Garantias de Segurança com Zelensky e Aliados Globais!

06/01/2026 11:34 | 1 min de leitura

● Alckmin Revela: Brasil Quebra Recordes na Balança Comercial de 2025!

06/01/2026 16:04 | 1 min de leitura

● Bolsonaro Evita Hospital Após Queda na PF: Decisão Surpreende e Detona!

06/01/2026 16:22 | 1 min de leitura

● Dólar Cai à Recorde! Incertezas no Brasil Impulsionam Desvalorização e Quedamarkada

06/01/2026 17:32 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!