Com a proximidade do Dia dos Namorados, o comércio registra um aumento significativo nas vendas, representando um dos períodos sazonais mais importantes no Brasil. A data não é feriado ou dia de folga, ao contrário do que ocorre em outros países. Este ano, a celebração ocorrerá na quinta-feira (12).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, qual a razão por trás disso? Veja cinco fatos interessantes sobre a data que impulsiona o comércio e os sentimentos em todo o país e no RN.
A celebração do Dia dos Namorados tem raízes em festividades pagãs da antiguidade, como o festival romano de Lupercalia, dedicado a Fauno e Cibele, e o festival de Dionísio, associado ao amor e à fertilidade. Posteriormente, a Igreja Católica incorporou o dia 14 de fevereiro, que passou a ser dedicado a São Valentim, um mártir cristão
LEIA TAMBÉM!
A PRF/RN realizará um segundo leilão de veículos do ano de 2025
Tribunal julga culpada empresa do setor atacadista por realizar divisão de contas de cartão de crédito sem permissão no Rio Grande do Norte
Rio Grande do Norte apresenta redução de cerca de 18% nos casos de homicídio doloso durante o ano de 2023
O Brasil instituiu sua própria data comemorativa, 12 de junho, em resposta a uma campanha publicitária que visava impulsionar o comércio de fevereiro. A estratégia foi concebida em 1948 pelo publicitário João Dória, pai do ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, João Dória Júnior.
A seleção da data.
Não por coincidência, a data estabelecida se deu pela proximidade com o dia de Santo Antônio (popularmente conhecido como santo casamenteiro), que é celebrado em 13 de junho. Essa ligação estratégica conferiu à data um apelo cultural e religioso, impulsionando ainda mais o imaginário romântico das pessoas e, naturalmente, o lado econômico das vendas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 Movimentação na economia do RN
Anualmente, o Dia dos Namorados gera movimentação de bilhões de reais na economia brasileira, sendo uma das datas mais relevantes para o comércio. No Rio Grande do Norte, estima-se que a data movimente mais de R$ 431 milhões na economia do estado, conforme levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC). Esse volume representa um aumento de 11,7% em relação a 2024 (veja mais).
Qual é o motivo de Natal ser um destino atraente para casais?
Com seus encantos naturais e clima agradável, a capital potiguar oferece diversas opções com programações românticas. Desde restaurantes sofisticados, bistrôs charmosos e bares animados, até hospedagens em hotéis à beira-mar e passeios de barco ou buggy, Natal se destaca como um cenário ideal para casais não só no dia dos namorados.
Tradição de flores e chocolates
Apesar de diferentes datas e origens, certas tradições transbordam fronteiras. Presentear com flores e chocolates, por exemplo, é um gesto ligado ao romance e à celebração do amor em todo o mundo. As flores simbolizam a paixão e o afeto, enquanto os chocolates representam o prazer e a doçura, tornando essa combinação um clássico universal.
Fonte por: Tribuna do Norte