A medida é parte do cronograma de recomposição gradual do imposto da Câmara de Comércio Exterior (Camex), com o objetivo de incentivar a indústria e tor…
A partir de segunda-feira (30), o governo federal aumentará o imposto de importação para carros elétricos e híbridos. As alíquotas, que serão ajustadas gradualmente, variarão entre 25% e 30%. A medida faz parte de um plano de recomposição gradual do imposto, estabelecido em 2023 com a Câmara de Comércio Exterior (Camex), com o objetivo de incentivar a indústria automobilística nacional e tornar os veículos produzidos no Brasil mais competitivos. A expectativa é que as alíquotas continuem subindo progressivamente até atingirem 35% em julho do próximo ano.
Paralelamente, o governo, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, trabalha na regulamentação do “IPI Verde“, que busca reduzir a carga tributária sobre veículos menos poluentes.
Adicionalmente, prevê-se o lançamento do programa “Carro Sustentável”, que tem como objetivo diminuir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos mais acessíveis fabricados no país. Essas ações estão em consonância com o programa Mover, já aprovado, que tem como meta modernizar a frota nacional e incentivar a produção de tecnologias mais limpas.
Com informações de Marília Ribeiro.
Reportagem produzida com auxílio de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!