O governo estabeleceu um imposto sobre a importação de veículos elétricos e híbridos
A medida é parte do cronograma de recomposição gradual do imposto da Câmara de Comércio Exterior (Camex), com o objetivo de incentivar a indústria e tor…

Aumento de Imposto para Carros Elétricos e Híbridos
A partir de segunda-feira (30), o governo federal aumentará o imposto de importação para carros elétricos e híbridos. As alíquotas, que serão ajustadas gradualmente, variarão entre 25% e 30%. A medida faz parte de um plano de recomposição gradual do imposto, estabelecido em 2023 com a Câmara de Comércio Exterior (Camex), com o objetivo de incentivar a indústria automobilística nacional e tornar os veículos produzidos no Brasil mais competitivos. A expectativa é que as alíquotas continuem subindo progressivamente até atingirem 35% em julho do próximo ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Paralelamente, o governo, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, trabalha na regulamentação do “IPI Verde“, que busca reduzir a carga tributária sobre veículos menos poluentes.
Adicionalmente, prevê-se o lançamento do programa “Carro Sustentável”, que tem como objetivo diminuir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos mais acessíveis fabricados no país. Essas ações estão em consonância com o programa Mover, já aprovado, que tem como meta modernizar a frota nacional e incentivar a produção de tecnologias mais limpas.
LEIA TAMBÉM:
● O governo divulgou novas normas para a administração do Bolsa Família
● A medida do governo Lula contra o decreto do IOF será formalizada pela Advocacia-Geral da União nesta terça-feira
● Taxa de desemprego recua para 6,2% em maio, atingindo o menor patamar histórico para o período
Com informações de Marília Ribeiro.
Reportagem produzida com auxílio de inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan