O vulcão Etna, o maior da Europa, está em erupção na Itália
O Monte Etna, vulcão mais ativo e volumoso da Europa, entrou em erupção na segunda-feira (2) na ilha siciliana italiana. A atividade vulcânica começou por volta das 3h50 (horário local), após uma sequência de abalos sísmicos registrados desde a meia-noite, conforme informações do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV).

O Monte Etna, o vulcão mais ativo da Europa, entrou em erupção nesta segunda-feira (2) na ilha italiana da Sicília. A atividade vulcânica teve início por volta das 3h50 (horário local), após uma série de tremores sísmicos registrados desde a meia-noite, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV).
O vulcão Etna exibe erupções estrombolianas de intensidade crescente e um padrão de atividade considerado quase contínuo. A erupção produziu uma densa nuvem de cinzas que alcançou aproximadamente 6.400 metros de altitude, conforme monitorado pelo Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Toulouse.
Fotos divulgadas nas redes sociais exibem turistas abandonando a área apressadamente, com uma espessa coluna de fumaça se formando no topo da montanha. Em precaução, as autoridades locais restringiram o acesso ao cume. “Tudo está normal e sob controle. É um fenômeno recorrente e já monitorado”, declarou o prefeito de Catania, Enrico Tarantino, ao jornal Corriere della Sera.
Leia também:

Venezuela rejeita anúncio dos EUA sobre recompensa pela prisão de Maduro: “Patético”

Angolanos manifestam-se em Brasília nesta sexta-feira (8) em oposição à repressão brutal no país

Crianças mortas pela fome em Gaza atingem 96, Netanyahu afirma que Israel controlará terras palestinas
Câmeras de vigilância registraram, por volta das 11h30, um fluxo piroclástico – uma avalanche de rochas incandescentes, gases e cinzas – descendo pela face norte da cratera Sudeste, provavelmente devido ao colapso de material acumulado. A atividade explosiva aumentou subsequentemente, com emissão de jatos de lava.
Apesar da força da erupção, até o momento não há informações sobre vítimas ou prejuízos significativos na área de risco. Contudo, especialistas advertem sobre os riscos da exposição contínua a cinzas e gases vulcânicos, podendo provocar irritações, problemas respiratórios e, em situações extremas, consequências mais sérias.
O Monte Etna apresenta, na borda leste da cratera Voragine, uma altura de 3.403 metros, porém sua estrutura está em constante transformação em razão das frequentes erupções.
Fonte por: Tribuna do Norte
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)