Reações orgânicas são foco principal em questões de química nas provas do Enem
O assunto foi abordado em 35 questões no período compreendido entre 2009 e 2024.

As questões relacionadas às funções orgânicas — grupos de compostos orgânicos que apresentam comportamento químico semelhante — são as mais frequentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O levantamento realizado pela Sas Educação, que analisou as provas aplicadas entre 2009 e 2024, revelou essa tendência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No período analisado, a prova avaliou as funções orgânicas em 35 questões. As reações orgânicas — que envolvem compostos orgânicos, resultando na transformação da matéria por meio da recombinação de átomos — ocuparam a segunda posição, com 27 questões.
A cinética química, que estuda a velocidade das reações químicas, foi aplicada em 24 questões, obtendo o terceiro lugar no ranking.
LEIA TAMBÉM:
● Evasão escolar é problema de Estado, afirma Lula na entrega do Prêmio MEC
● A greve dos servidores da Universidade de Brasília não possui data definida para término; o início do novo semestre está previsto para o dia 18 de agosto
● Estudantes aprovados no Fies 2025 precisam concluir o cadastro até sexta-feira
Analise os assuntos mais frequentes nas provas de Química do Enem:
As inscrições para o Enem 2025 começam na segunda-feira (26).
As inscrições para o Enem 2025 iniciarão na segunda-feira, dia 26, e devem ser finalizadas em 6 de junho. Os estudantes do terceiro ano do ensino fundamental já estão pré-inscritos no exame.
As avaliações ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as avaliações de linguagens, ciências humanas e redação. Já no segundo, ocorrerão as avaliações de matemática e ciências da natureza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não gosta de matemática? Veja truques que podem ajudar nas provas.
Fonte: CNN Brasil