Secretaria de Estado implementa ferramenta de inteligência artificial para revisar o desempenho dos estudantes do ensino público
A secretaria da educação visa ampliar o acesso dos alunos à resolução de questões dissertativas.
A Secretaria de Estado de Educação de São Paulo informou, na segunda-feira, 19, que lançará um projeto experimental com inteligência artificial para auxiliar na correção das tarefas dos estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio da rede pública.
A Secretaria da Educação visa ampliar o acesso dos estudantes à resolução de questões dissertativas e apoiar os professores na correção desse tipo de exercício. De acordo com o governo de Tarcísio de Freitas, a inteligência artificial para a correção de questões discursivas será aplicada a 5% dos exercícios disponíveis na plataforma TarefaSP.
O secretário da Educação, Renato Feder, justificou que com a ferramenta é possível ampliar o número de questões na plataforma. “Do contrário, seriam milhões de atividades a mais a serem revisadas pelos professores, o que dificultaria a correção. É para isso que contamos com a IA”, declarou.
Leia também:
Escolas e Universidades Retomam Aulas Após Operação Contenção no Rio
São Paulo define calendário escolar 2024-2025: confira as datas
Enem dos Concursos: Mais de 760 mil realizam prova neste domingo
Como será realizado.
As questões apresentadas na TarefaSP são disponibilizadas em consonância com o material ensinado pelo professor durante as aulas. No caso das questões dissertativas, após o aluno concluir uma tarefa, a sua resposta é encaminhada para um sistema de processamento, onde a IA a compara com a solução correta.
A IA então indicará se a questão foi respondida corretamente, parcialmente ou incorretamente, juntamente com uma breve explicação. Durante o projeto piloto, as respostas dos estudantes na TarefaSP não valem nota.
O estudante pode avaliar o comentário que recebeu do assistente de correção. De acordo com a pasta, todos os professores têm acesso aos exercícios e podem incluir comentários, assim como já acontece com as respostas às questões objetivas.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)