Unesp anuncia calendário do Vestibular 2026
As inscrições iniciam em 4 de setembro; o exame da primeira fase será realizado em 2 de novembro.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou as datas dos principais eventos do Vestibular 2026. O período de inscrições será de 4 de setembro a 8 de outubro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os candidatos devem se inscrever no site da Fundação Vunesp. O exame da primeira fase, com questões de múltipla escolha, será realizado em 2 de novembro, feriado nacional. Os candidatos aprovados e convocados para a segunda fase realizarão novas provas nos dias 7 e 8 de dezembro, respondendo a 36 questões discursivas e produzindo uma redação.
O resultado final do Vestibular Unesp 2026 será publicado em 30 de janeiro de 2026. Conforme nos exames de ingresso de 2023, 2024 e 2025, a Unesp disponibilizará a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
LEIA TAMBÉM:
● Universidade de medicina em Portugal aceita inscrições com nota do Exame Nacional do Ensino Médio
● Enem 2025: Etapa oferece simulado online gratuito
● Ministério da Educação deve extinguir o ensino EAD na área da saúde e restringir a modalidade a distância em cursos presenciais
A publicação do resultado do Vestibular 2026 deverá ocorrer até o mês de agosto, com todas as informações sobre os cursos e vagas disponíveis. Em agosto também devem ser aceitos os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa.
A Unesp concede desconto de 75% na taxa para estudantes do último ano da rede pública estadual paulista (Secretaria da Educação/SP e Centro Paula Souza).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2025.
Em 2025, as provas para o ingresso foram aplicadas a 64.834 candidatos em 35 cidades, das quais 31 estavam localizadas no estado de São Paulo.
Para o ingresso em 2025, o Vestibular Unesp disponibilizou 6.596 vagas, mais 449 para competidores em olimpíadas científicas.
Os cursos da instituição estão disponíveis em 24 cidades: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
Vagas reservadas.
O Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Superior de Agricultura Luiz Pasteur (SRVEBP) assegura um percentual mínimo de 50% das vagas de cada curso da Unesp para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, sendo a maioria dos ingressos desde o Vestibular Unesp 2017. Essa política contempla as 934 vagas do Proão Paulista, destinadas exclusivamente a alunos de escolas públicas.
A Unesp é uma universidade pública e gratuita, destacando-se entre as mais importantes do Brasil e da América Latina. Para obter informações sobre os cursos de graduação, é possível acessar a página do Guia de Profissões.
Papa Leão XIV: conheça as escolas agostinianas no Brasil
Fonte: CNN Brasil