Vietnã e Rússia firmam parceria para a construção de usinas nucleares
O presidente do Vietnã, To Lam, declarou que a construção das usinas visa o “benefício do desenvolvimento socioeconômico”.
Vietnã e Rússia anunciaram, no domingo (11.mai.2025), em uma declaração conjunta, que concordaram em dialogar e assinar rapidamente acordos para a construção de usinas de energia nuclear no Vietnã. O governo do país asiático espera que as primeiras instalações tenham capacidade combinada de até 6,4 gigawatts, caso estejam em operação entre 2030 e 2035.
O anúncio ocorreu após a visita do líder vietnamita, To Lam, a Moscou em 9 de maio. Segundo Lam, as construções serão realizadas “em conformidade com os regulamentos de segurança nuclear e radiológica”.
O desenvolvimento das usinas com tecnologia avançada estará em total conformidade com os regulamentos de segurança nuclear e radiológica e voltado para o benefício do desenvolvimento socioeconômico.
Leia também:
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
Falência e venda à Electrolux: O colapso de duas gigantes dos eletrodomésticos
Há uma década, o Vietnã interrompeu os planos de construção das usinas. A retomada do projeto faz parte dos esforços do país para aumentar sua capacidade de geração energética e impulsionar o crescimento econômico.
No início deste ano, o governo do Vietnã manifestou a intenção de discutir outros projetos nucleares com Rússia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos e França.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)