Votação dos senadores sobre o projeto que flexibiliza o licenciamento ambiental
Com a influência da bancada ruralista e do presidente da Câmara, Davi Alcolumbre (União-AP), o projeto obteve 54 votos positivos e 13 votos negativos.

O Senado aprovou na quarta-feira, 21, o projeto que flexibiliza as normas para o licenciamento ambiental. O texto agora retorna à Câmara dos Deputados e, se receber nova aprovação, será sancionado pelo presidente Lula (PT).
Com pressão da bancada ruralista e do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), o texto obteve 54 votos a favor e 13 contra.
A proposta foi aprovada com emenda do presidente da Câmara, que viabiliza a criação da Licença Ambiental Especial (LAE), um novo modelo de autorização destinado a empreendimentos considerados “estratégicos”, como a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial, com o apoio do governo federal.
Leia também:

Moraes permite que Bolsonaro receba atendimento médico em casa devido a agravamento de saúde

Lula destaca ‘muita química’ em encontro com papa Leão XIV e o convida para a COP30 no Pará

Moraes mantém prisão domiciliar de Bolsonaro e justifica com risco de fuga e descumprimento de medidas
O sistema estabelece um processo único, com prazo máximo de 12 meses para a liberação da licença, removendo as etapas existentes no licenciamento convencional. Contudo, a proposta, apresentada como uma medida de eficiência e incentivo ao desenvolvimento, tem suscitado críticas de organizações ambientais.
A outra alteração prevista no texto é a isenção do licenciamento ambiental em atividades agropecuárias para o cultivo de espécies de interesse agrícola, além de pecuária extensiva, semi-intensiva e intensiva de pequeno porte.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)