Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Economia
  3. Copom sinaliza o encerramento do ciclo de elevação da taxa Selic em reunião, porém mantém postura prudente

Copom sinaliza o encerramento do ciclo de elevação da taxa Selic em reunião, porém mantém postura prudente

A ata divulgada pelo Banco Central indicou que a decisão foi unânime, considerando a continuidade das pressões inflacionárias, a robustez da atividade e…

Por: Redação ZéNewsAi

24/06/2025 12:47

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Banco Central publicou na terça-feira (24) a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que aumentou a taxa básica de juros (Selic) de 14,75% para 15% ao ano. as taxas atingiram o maior patamar desde julho de 2006. O documento mantém o tom prudente adotado pelo comitê e indica que, embora haja o aumento, o ciclo de alta pode estar próximo do fim. De acordo com a ata, a decisão foi unânime e considerou a continuidade das pressões inflacionárias, a força da atividade econômica e um cenário externo ainda incerto.

A elevação representou a sétima consecutiva desde o início do ciclo atual, em setembro do ano passado, sendo a quarta sob a gestão de Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No total, a Selic acumulou alta de 4,5 pontos percentuais no período. Apesar da elevação, o Copom sinalizou que o patamar atual deve ser mantido por um “período bastante prolongado”, termo repetido cinco vezes ao longo do texto, e que novas altas só ocorreriam se houvesse deterioração significativa do cenário. “O comitê enfatiza que seguirá vigilante e não hesitará em prosseguir no ciclo de ajuste caso julgue apropriado”, diz o comunicado.

A meta do Banco Central é conduzir a inflação para a meta de 3% ao ano, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Contudo, as projeções oficiais para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ainda estão acima do centro da meta: 4,9% para 2024 e 3,6% para 2026. Já o mercado, segundo o Boletim Focus, prevê 5,25% em 2025 e 4,5% em 2026 — exatamente no limite superior da meta.

Leia também:

Banco Central Aumenta Projeções de Crescimento do PIB para 2025!

Banco Central Aumenta Projeções de Crescimento do PIB para 2025!

Trump Alerta sobre Poder da Netflix após Aquisição da Warner Discovery

Trump Alerta sobre Poder da Netflix após Aquisição da Warner Discovery

Congresso Aprova PLDO 2026 com Novas Condições e Detalhes Financeiros

Congresso Aprova PLDO 2026 com Novas Condições e Detalhes Financeiros

A ata indica que os núcleos de inflação, que não incluem itens voláteis, permanecem em patamares incompatíveis com o cumprimento da meta, indicando pressão de demanda na economia. Adicionalmente, o Copom alertou que o impacto total da política monetária ainda não foi totalmente percebido pela economia, em razão do atraso natural entre a variação das taxas de juros e seus efeitos concretos.

O comitê avaliou que a atividade econômica permanece forte, com o mercado de trabalho aquecido, sustentando o consumo e os rendimentos. O crédito também segue robusto, embora com sinais de desaceleração e maior comprometimento da renda das famílias com dívidas. Essa conjuntura reduz o espaço para a queda da inflação e, por consequência, para uma flexibilização monetária no curto prazo. Apesar disso, o Copom identificou alguma moderação no ritmo de crescimento da economia, ainda que de forma gradual. “O processo de moderação de crescimento segue ocorrendo”.

No cenário internacional, o BC apontou incertezas como o conflito geopolítico no Oriente Médio e os impactos persistentes da guerra comercial entre os EUA sobre o mercado global, notadamente o de petróleo. Internamente, ressaltou que a política fiscal deve estar convergente com a política monetária para assegurar a credibilidade do controle inflacionário. Destacou, inclusive, o alinhamento com o Ministério da Fazenda, ao considerar positivo o diásobre a diminuição de despesas tributárias.

Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Banco CentralCopom
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Cruzeiro

Cruzeiro fecha com atacante Néiser Villarreal e futuro de Gabigol é tratado!

09/12/2025 11:00 | 1 min de leitura

● Pedro Bial expõe drama com Andrea Bocelli que interrompeu entrevista por tema delicado

09/12/2025 10:46 | 1 min de leitura

● Meteoro Surpreende Moradores do Nordeste: Vídeos e Relatos de Clarão no Céu!

09/12/2025 10:50 | 1 min de leitura

● IA Revoluciona Atendimento e Educação: Tendências e Futuro da Inteligência em 2026

09/12/2025 12:05 | 2 min de leitura

● Mano Menezes anuncia saída do Grêmio após temporada irregular e busca por novos ares!

09/12/2025 12:38 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!