“Em breve, conseguiremos solucionar com inteligência artificial”, afirma Santana em relação ao Enem
O ministro da Educação afirmou que “não existe como voltar” ao uso da tecnologia.

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), detalhou o funcionamento de uma plataforma a ser lançada pelo Ministério com foco em estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Em entrevista à “Rádio Eldorado” nesta quarta-feira (4), Santana declarou que “não há mais volta” para o uso da inteligência artificial e que “é preciso inseri-la nas diretrizes educacionais de todos os níveis”.
A instituição visa lançar uma plataforma gratuita do Enem, que incluirá a correção de exercícios de provas anteriores, acessíveis no aplicativo, e a possibilidade de tirar dúvidas dos candidatos com auxílio de inteligência artificial.
Leia também:

Enem dos Concursos: Mais de 760 mil realizam prova neste domingo

Evasão escolar é problema de Estado, afirma Lula na entrega do Prêmio MEC

A greve dos servidores da Universidade de Brasília não possui data definida para término; o início do novo semestre está previsto para o dia 18 de agosto
Santana declarou que, atualmente, as propostas do MEC estão focadas “nas plataformas para os alunos que querem fazer o Enem”.
Apesar disso, o ministro ressaltou que “em breve, será possível corrigir as provas, realizando tudo com a inteligência artificial”.
As inscrições para o Enem 2025 devem concluir-se na sexta-feira (6). O processo deverá ser realizado exclusivamente pela Página do Participante.
Os estudantes regularmente matriculados no 3º do ensino médio em escolas públicas estão pré-inscritos na edição deste ano. Na Página do Participante, será necessário apenas escolher se deseja realizar a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol, além de confirmar a participação no Enem 2025. Quem não foi contemplado com a isenção, deverá pagar a taxa de R$ 85.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, exceto nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Nesses municípios, devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), os exames serão aplicados nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)