Índice de Valorização Automotiva indica aumento de 4,9% nas vendas relacionadas ao Dia dos Namorados em relação ao ano anterior
Varejistas de supermercados e hipermercados constituem o segmento que mais apresentou crescimento no período.

As vendas para o Dia dos Namorados, referentes ao período de 6 a 12 de junho, apresentaram um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O comércio físico registrou um crescimento de 4,6%, enquanto o comércio eletrônico elevou sua receita em 7,1%.
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O segmento que apresentou o maior crescimento no período foi o de supermercados e hipermercados, com aumento de 8,4%. Destacam-se, em seguida, drogarias e farmácias (+7,4%), vestuário e artigos esportivos (+6,3%), turismo e transporte (+5,2%), óticas e joalherias (+4,1%), varejo alimentício especializado (+2,2%) e cosméticos e higiene pessoal (+1,1%). Já o setor de alimentação – bares e restaurantes registrou queda de 1,4%.
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o aumento expressivo no setor de supermercados e a diminuição em restaurantes podem indicar que os consumidores optaram por celebrar a data com jantares em residências.
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Ademais, o comércio eletrônico reiterou desempenho superior ao comércio físico, cenário também observado em 2024. Essa tendência provavelmente é influenciada pela mudança no hábito dos consumidores, que cada vez mais buscam conveniência, entrega rápida e promoções personalizadas, destaca o executivo. Os dois principais segmentos que impulsionaram o desempenho do canal digital foram vestuário e artigos esportivos e drogarias e farmácias.
Desempenho por região
Em relação ao comércio físico, a região com o maior aumento foi o Norte, que apresentou crescimento de +5,8%. Seguiram-se Sudeste (+4,8%), Sul (+4,7%), Nordeste (+3,9%) e Centro-Oeste (+3,4%).
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Todas as unidades federativas apresentaram crescimento. Contudo, a maior variação ocorreu no Amazonas, com 7,3%. Seguiram-se altas significativas no Paraná (+5,8%), São Paulo (+5,2%), Ceará (+5,1%), Santa Catarina (+4,7%) e Rio de Janeiro (+4,2%).
O ICVA monitora mensalmente a evolução do varejo nacional, com base nas vendas de 18 setores mapeados pela Cielo, abrangendo desde pequenos comerciantes a grandes empresas. A importância de cada setor no resultado final do indicador é determinada pelo seu desempenho no período. O índice foi criado pela Área de Business Analytics da Cielo para fornecer um panorama do comércio varejista do país.
Fonte por: CNN Brasil