Iranianos celebram o fim do conflito interno com Israel

Vídeos divulgados nas redes sociais exibem moradores de Teerã, capital do Irã, protestando em favor de um cessar-fogo com Israel.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A população iraniana se reuniu nesta terça-feira (24.jun.2025) no centro da capital Teerã para celebrar o término da “guerra de 12 dias” com Israel. A manifestação ocorreu após o presidente iraniano, Masoud Pezashkian, confirmar o cessar-fogo anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), na segunda-feira (23.jun).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os manifestantes exibem bandeiras do Irã e imagens do Líder Supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.

Israel e Irã anunciaram o término do conflito nesta terça-feira (24.jun), com ambos os governos se declarando vencedores. O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), afirmou que as forças israelenses “atingiram todos os seus objetivos” no Irã. Em pronunciamento televisivo, disse que o país alcançou uma “vitória histórica” na guerra.

LEIA TAMBÉM!

O governo iraniano já classificou o período de ataques como “aventurismo” e “provocação de Israel”.

Apesar do acordo, as tensões em relação ao programa nuclear do Irã permanecem. O país persa declarou que não desistirá de sua tecnologia e do desenvolvimento no setor.

Trump anteriormente declarou que o Irã “nunca” reconstruiria as instalações danificadas. Já Netanyahu afirmou que, caso o Irã retome o programa, Israel o destruirá novamente e “agiria com a mesma determinação”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais da manutenção do programa nuclear, ambos os países se acusaram de violar o cessar-fogo e ameaçaram responder aos ataques mútuos. Trump criticou os dois governos e solicitou que Israel cumprisse o acordo e que as FDI removessem os aviões israelenses do território iraniano.

O ministro da Defesa judeu, Israel Katz, afirmou em seu perfil no X (ex-Twitter) que dialogou com o secretário de Defesa norte-americano, Pete Hegseth, e garantiu que Israel atenderá ao acordo de cessar-fogo “contanto que a outra parte o realize”.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile