Itaú Cultural abre espaço dedicado à arte moderna com obras de Tarsila do Amaral e Portinari

Espaço Milú Villela será o local para exibir parte do acervo do banco, o maior da América Latina, com impressionantes 15 mil obras.

22/10/2025 11:54

1 min de leitura

Itaú Cultural abre espaço dedicado à arte moderna com obras de Tarsila do Amaral e Portinari
(Imagem de reprodução da internet).

Pintura de Frans Post e a Nova Exposição do Acervo Itaú Unibanco

No centro de um campo repleto de árvores, riachos e residências, a paisagem retrata um quadro de tranquilidade e simplicidade, representando um pequeno povoado. Essa essência é capturada na obra “Povoado numa Planície Arborizada”, pintada em 1600 por Frans Post, que é a primeira aquisição do Acervo Itaú Unibanco de arte.

Reconhecida como a maior coleção corporativa de arte da América Latina, conforme levantamento do Wapping Arts Trust, Humanities Exchange e International Association of Corporate Collections of Contemporary Art, parte do acervo será exibida a partir desta quarta-feira, 22, no Espaço Milú Villela – Brasiliana: Arte Moderna e Contemporânea, um novo andar dedicado à arte no prédio do instituto na Avenida Paulista.

Espaço e Exposição

Com 280 metros quadrados, o espaço será constantemente atualizado com obras do banco, que possui mais de 15 mil peças. A inauguração conta com a exposição de longa duração “Brasil das Múltiplas Faces”, com curadoria de Agnaldo Farias, apresentando 185 obras de 150 artistas renomados, incluindo Tarsila do Amaral, Alberto da Veiga Guignard e Hélio Oiticica.

Leia também:

As obras expostas abrangem um período que vai de 1889 até os dias atuais, refletindo a evolução da arte brasileira. A mostra é organizada em 10 núcleos, que abordam temas como Retratos, Paisagem, Modernos, Abstrações, Sonhos e Distorções, e Produção Recente, reunindo tanto obras bidimensionais quanto tridimensionais.

O Acervo Itaú Unibanco

O Acervo Itaú Unibanco, criado na década de 1960 por Olavo Egydio Setubal, possui mais de 15 mil obras de arte moderna e contemporânea de mais de 800 artistas. A obra de Frans Post é uma das mais antigas da coleção, que desde 1987 é gerida pelo Itaú Cultural.

Além do Espaço Milú Villela – Brasiliana, o instituto também mantém o Espaço Herculano Pires, dedicado à coleção numismática. O acervo é amplamente divulgado por meio de exposições itinerantes, que já passaram por mais de 25 cidades no Brasil e no exterior, promovendo a arte brasileira e o debate sobre diversas formas de expressão artística.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)