Meta e TikTok removeram conteúdos relacionados a Lula e Janja publicados na Rússia
A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou empresas na última quarta-feira (14).

A Meta, proprietária do TikTok, Instagram, WhatsApp e Threads, removeu publicações que continham notícias falsas sobre a primeira-dama, Rosângela da Silva, durante sua viagem à Rússia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação ocorre após a Advocacia-Geral da União (AGU) notificar as empresas e solicitar a remoção do conteúdo em até 24 horas.
De acordo com o divulgado pela CNN na terça-feira (15), as notificações extrajudiciais respondem a um pedido da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República.
LEIA TAMBÉM:
● Investigador da PF é acusado de participar de esquema fraudulento em conversa: “Iamos matar meio mundo”
● Discursos de Lula e Janja dificultam a regulamentação das redes, afirmam parlamentares
● Secretário de Previdência fornece informações ao Senado; acompanhe
Nas últimas dias circularam em plataformas mensagens que mostram a primeira-dama Janja da Silva ao lado de uma pilha de malas, supostamente contendo dinheiro desviado da fraude do INSS.
Conforme a publicação, a fotografia foi capturada no momento em que a primeira-dama Rússia chegou, sendo ela impedida após um agente ter aberto uma das malas mencionadas na notícia falsa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A AGU afirma que as publicações foram divulgadas para legitimar a missão diplomática do Estado brasileiro, sendo “conteúdo desinformativo com potencial de vulnerar a estabilidade institucional e de comprometer a integridade das políticas públicas tuteladas pela União”.
Caso não retirem os conteúdos desinformativos das notificações extrajudiciais, as plataformas poderiam sofrer omissão culposa, o que enseja sua responsabilização, adverte a AGU, pois “as mensagens têm a condição de confundir o público interno sobre tema relevante (relações diplomáticas) e sensível (missão oficial do Estado brasileiro)”.
Viagem
A primeira-dama viajou à Rússia por convite do governo russo. Ela realizou compromissos entre os dias 3 e 7 de maio, antecedendo a chegada do presidente Lula.
A Ministra Janja participou de reuniões com estudantes e docentes de língua portuguesa em universidades, visitou o Kremlin, o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage e acompanhou a apresentação do balé Lago dos Cisnes.
Ela também se reuniu com reitores de universidades, com a vice-governadora de São Petersburgo, Irina Potekhina, e com o governador, Alexander Beglov.
Fonte: CNN Brasil