Meta e TikTok removeram conteúdos relacionados a Lula e Janja publicados na Rússia

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou empresas na última quarta-feira (14).

15/05/2025 22h21

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Meta, proprietária do TikTok, Instagram, WhatsApp e Threads, removeu publicações que continham notícias falsas sobre a primeira-dama, Rosângela da Silva, durante sua viagem à Rússia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação ocorre após a Advocacia-Geral da União (AGU) notificar as empresas e solicitar a remoção do conteúdo em até 24 horas.

De acordo com o divulgado pela CNN na terça-feira (15), as notificações extrajudiciais respondem a um pedido da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República.

LEIA TAMBÉM:

Nas últimas dias circularam em plataformas mensagens que mostram a primeira-dama Janja da Silva ao lado de uma pilha de malas, supostamente contendo dinheiro desviado da fraude do INSS.

Conforme a publicação, a fotografia foi capturada no momento em que a primeira-dama Rússia chegou, sendo ela impedida após um agente ter aberto uma das malas mencionadas na notícia falsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A AGU afirma que as publicações foram divulgadas para legitimar a missão diplomática do Estado brasileiro, sendo “conteúdo desinformativo com potencial de vulnerar a estabilidade institucional e de comprometer a integridade das políticas públicas tuteladas pela União”.

Caso não retirem os conteúdos desinformativos das notificações extrajudiciais, as plataformas poderiam sofrer omissão culposa, o que enseja sua responsabilização, adverte a AGU, pois “as mensagens têm a condição de confundir o público interno sobre tema relevante (relações diplomáticas) e sensível (missão oficial do Estado brasileiro)”.

Viagem

A primeira-dama viajou à Rússia por convite do governo russo. Ela realizou compromissos entre os dias 3 e 7 de maio, antecedendo a chegada do presidente Lula.

A Ministra Janja participou de reuniões com estudantes e docentes de língua portuguesa em universidades, visitou o Kremlin, o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage e acompanhou a apresentação do balé Lago dos Cisnes.

Ela também se reuniu com reitores de universidades, com a vice-governadora de São Petersburgo, Irina Potekhina, e com o governador, Alexander Beglov.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.