O ministro da CGU, Vinicius Carvalho, afirma que “todo mundo sabia do problema do INSS e o Rui Costa sabe disso”
O diretor-geral da Controladoria-Geral da União declarou que “a informação de que as pessoas não sabiam” não é verdadeira e que seguiu a orientação do presidente de ser “intolerante com fraudes, desvios e corrupção”.

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Carvalho, declarou que o governo recebeu alertas sobre as investigações envolvendo fraudes no INSS e que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, “sabia do problema”. A afirmação, em entrevista ao jornal O Globo, contesta críticas após a operação da CGU com a Polícia Federal se tornar uma nova frente de desgaste para o Palácio do Planalto. “Todos sabiam do problema e que a CGU estava fazendo auditoria. A informação de que as pessoas não sabiam não procede. O ministro Rui sabe disso”, afirmou Carvalho ao Globo. Segundo ele, os acordos de cooperação técnica com entidades investigadas foram assinados entre 2021 e 2022, durante o governo Bolsonaro, e os descontos indevidos ocorreram em 2023.
O ministro também declarou ter seguido a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser “intolerante com fraudes, desvios e corrupção” e criticou alternativas como “fingir que não vimos” ou adotar medidas paliativas. “A terceira possibilidade era investigar, punir e ressarcir os aposentados. Esta foi a medida tomada”, declarou. Carvalho negou que a CGU tenha sido seletiva ao deixar de incluir entidades próximas ao governo, como a Conafer e a Contag, nos pedidos iniciais de bloqueio de recursos. “Não há seletividade. Todas as entidades que tiverem fraudado os descontos ou praticado algum ato de corrupção serão responsabilizadas.”
O ministro também defendeu alterações no sistema de descontos em folha para aposentados e pensionistas, sugerindo até sua interrupção. “A conclusão do relatório da CGU é que o mais viável seria interromper os descontos. Mas essa é uma decisão política, que envolve inclusive o Congresso Nacional.”
Leia também:

Com petróleo em queda, gasolina pode ter redução de até R$ 0,28 e ajudar na inflação

Dólar em queda e real em alta; Ibovespa sofre com pressão das commodities

Banco Inter é pego de surpresa com suspensão de novos consignados pelo INSS
Com informações do Estadão Contido.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)