Dia dos Namorados deve movimentar R$ 431 milhões na economia do Rio Grande do Norte
O comércio potiguar projeta um Dia dos Namorados promissor neste ano. A previsão é de que a data gere mais de R$ 431 milhões para a economia do estado, conforme apurado pelo Instituto Fecomércio RN (IFC). Esse volume corresponde a um aumento de 11,7% em relação a 2024.

O comércio potiguar investe em um Dia dos Namorados aquecido neste ano. A expectativa é que a data injete mais de R$ 431 milhões na economia do estado, segundo levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC). O volume representa um crescimento de 11,7% em comparação com 2024. Entre os fatores que impulsionam o otimismo dos comerciantes estão o aumento do ticket médio, a busca por presentes com valor afetivo e o fortalecimento do consumo experiencial, em sintonia com os festejos juninos, que este ano foram ampliados em cidades como Natal e Mossoró.
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Em Brasília, o valor médio que os consumidores desejam gastar atingiu R$ 167,09, o maior valor nos últimos seis anos. Roupas (38,6%) lideram as preferências, seguidas por perfumes (23,1%) e calçados (12,8%). Nesse cenário, comerciantes como Alícia Geovânia – gerente de uma loja de vestuário – estão se preparando. “O movimento sempre aumenta. A gente já lançou uma coleção pensando nos casais, com aqueles ‘kits combinadinhos’, que são muito procurados”, conta. Neste caso, a loja prepara peças masculinas e femininas formando o par com a mesma cor, ou mesmo modelo.
Alícia explica que pode ser uma bermuda com uma blusa, um short com uma camisa polo. Além disso, auxiliamos o cliente a montar looks, pois muitos chegam sem ideia do que comprar, afirma. Segundo ela, a expectativa é que o movimento dobre entre os dias 10 e 12 de junho.
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A perfumaria é outro segmento que se destaca na data, sendo o segundo item mais procurado na capital. Jainara Rodrigues, vendedora em um quiosque especializado, confirma essa tendência. “O preço permanece o mesmo, mas há um aumento considerável no movimento. Preparamos kits promocionais, como dois itens por R$ 99,90 ou três por R$ 139,90. É uma economia que oferecemos para o cliente presentear quem ama nesta data”, afirma.
A vendedora informa que o movimento de clientes aumenta em aproximadamente 70% na semana da promoção e desfaz qualquer crença de que presentear com perfumes causa o término do relacionamento. “É só lenda e boataria. Tentamos conversar com o cliente que o perfume é essencial para o dia a dia e sempre vendemos muito, porque tanto homem quanto mulher gostam de andar cheirosos e estar com gente cheirosos e cheirosos”, comenta. Além da economia no momento de pagar o presente, a pesquisa da Fecomércio RN revela que, pela primeira vez em Natal, a marca dos produtos se tornou mais importante na decisão de compra do que o preço. Contudo, a maioria (70%) pretende comprar apenas um presente, embora tenha aumentado o número de consumidores dispostos a levar mais de um item.
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Em Mossoruby, a situação também é positiva. Mais de 55% dos consumidores preferem pagar com cartão de crédito, enquanto 26% utilizam PIX e 11% preferem o dinheiro. O PIX surgiu em 2023 com 7% de utilização.
Em Natal, PIX e transferência representam 40,5%, seguido pelo cartão de crédito com 42,7%. O uso de dinheiro diminuiu para 5,9%, enquanto o débito ficou em 10,5%. Até 2020, o dinheiro era o método mais comum para pagamentos.
Fonte por: Tribuna do Norte