Exército israelense solicita a evacuação de três portos no Iêmen
As forças israelenses realizaram ataques em várias instalações iemenitas nos últimos dias.
O exército israelense solicitou, neste domingo 11, a evacuação de três portos no Iêmen, poucos dias após atingir diversas infraestruturas do país, incluindo o aeroporto da capital, Sana, em retaliação a um ataque com mísseis dos rebeldes houthi.
“Devido ao uso dos portos marítimos pelo regime terrorista houthi para atividades terroristas, solicitamos a todos os presentes nesses portos que esvaziem as instalações e se afastem para sua própria segurança até novo aviso”, escreveu em árabe o porta-voz do exército israelense, Avichay Adraee, na rede social X.
Os portos afetados são Ras Issa, Hodeida e Salif.
Leia também:
Novos ataques colocam em risco a trégua na Faixa de Gaza, alerta Benjamin Netanyahu
Joias da coroa francesa são furtadas do Museu do Louvre; governo classifica valor como “inestimável”
Netanyahu afirma que guerra acabará após desarmamento do Hamas na 2ª fase do plano
Na sexta-feira, o ministro israelense da Defesa, Israel Katz, assegurou que seu país responderia de forma “enérgica” ao recente lançamento de um míssil houthis, interceptado no mesmo dia.
Em 4 de maio, outro míssil houthis explodiu pela primeira vez na área do perímetro do aeroporto internacional Ben Gurion, em Tel Aviv.
Israel atacou, na semana passada, o aeroporto de Sana, alegando tê-lo deixado totalmente inoperante. Além disso, destruiu estações elétricas e fábricas de cimento.
Desde o início da guerra em Gaza, provocada pelo ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, os rebeldes iemenitas realizaram diversas ações com mísseis e drones contra Israel, em apoio aos palestinos.
Fonte: Carta Capital
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)