Turbocompressor: como mantê-lo em bom estado
Atualmente, muitos modelos já possuem essa tecnologia.

Os veículos turbinados ganharam popularidade e atualmente são importantes aliados das fabricantes. Contudo, essa trajetória iniciou-se há muitos anos, com o Fiat Uno Turbo – o primeiro modelo turbinado de produção em série.
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Muitos modelos já dispõem desse tipo de automação. Carros da Renault, Peugeot, Citroën, Fiat, Volkswagen e diversas outras fabricantes são exemplos. Contudo, será que esse tipo de motor é confiável?
A Horse, fabricante de propulsores para modelos como Kardian, Duster e Captur, projeta os motores turbinados para garantir a durabilidade.
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Motores com injeção direta de combustível e turbocompressão são mais eficientes e consomem menos combustível, afirma o gerente de P&D da Horse, Fabio Silva.
A partir do Fiat Uno Turbo, em 1994, houve muitas mudanças na produção, com avanços consideráveis e melhorias progressivas na eficiência.
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Silva detalha que na Horse realizou adaptações nos motores turbo, incluindo cabeçotes com formato Delta, que concentram massa e volume; controles eletrônicos de wastegate para assegurar a pressão máxima do turbo; e o uso de revestimento tipo Diamond-Like Carbon (DLC) nas peças móveis do cabeçote e nos anéis de vedação, visando reduzir o atrito.
O mecânico automotivo Daniel Monteiro geralmente considera-os motores confiáveis, porém, ele adverte que nem todos os turbinados apresentam essa característica.
Os projetos que apresentam maior confiabilidade são aqueles que são fabricados, enquanto os veículos modificados apresentam riscos significativos.
Como manter?
Observe os momentos adequados para a troca do óleo do motor do automóvel.
Fonte por: CNN Brasil