Espanha insiste em não ter entregado o jornalista Oswaldo Eustáquio; Ministério Público brasileiro entrará com recurso

O pedido do Brasil foi rejeitado no mês passado e o governo brasileiro entrou com recurso.

14/05/2025 10h37

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Tribunal Supremo da Espanha rejeitou o recurso do governo brasileiro referente à extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão de 5 de maio afirma, em espanhol, que “a sala não aceita o trâmite do recurso impetrado pela República Federativa do Brasil, contra a decisão deste tribunal nesse processo de extradição”.

A Justiça da Espanha recusou a extradição em 15 de abril, alegando “motivação política”, conforme divulgado pela CNN. O governo brasileiro interpôs recurso para que Eustáquio responda ao processo no Brasil, mas a decisão foi novamente negada.

LEIA TAMBÉM:

A Procuradoria-Geral da União recebeu a solicitação.

A AGU informou, em resposta à nova decisão espanhola, que se manifestou favoravelmente ao recurso contra a decisão de não extradição, “considerando que devem ser adotadas todas as medidas cabíveis para permitir a extradição de Oswaldo Eustáquio Filho para o Brasil”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) indicou que apresentará um novo recurso no caso. O advogado contratado na Europa representará os interesses do Brasil no processo.

Oswaldo Eustáquio é foragido da Justiça brasileira por ameaça e corrupção de menores. A PF tentou prendê-lo por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), mas ele estava na Espanha. Ele é suspeito de utilizar as redes sociais da filha menor de idade para atacar servidores públicos.

Ele possui outra ordem judicial pendente referente à tentativa de derrubada do Estado Democrático pela ocorrência dos fatos de 8 de janeiro de 2023.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.